Como utilizar o Concreto Armado na Arquitetura
- Jhenifer Oliveira
- 16 de set. de 2022
- 2 min de leitura
O concreto armado é uma das estruturas mais utilizadas nas obras e utiliza armações feitas com barras de aço. As ferragens são utilizadas muito por conta da baixa resistência de tração do concreto.
Em um contexto geral, o concreto é fundamental para que a arquitetura possa existir da forma que é hoje, isso porque a partir do surgimento desse material, metrópoles foram construídas e não é exagero dizer que o material é um dos mais versáteis que temos à nossa disposição.
Antes de falarmos sobre os principais modos de aplicação do concreto armado na arquitetura, é importante ressaltar as vantagens e desvantagens deste material e de que forma avaliar se ele será um agregador dentro do seu projeto.
Vantagens:
● Elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção;
● Suporta uma boa quantidade de esforços de tração;
● Custo baixo de manutenção;
● Estrutura que pode ser moldada de diversas formas;
● Não exige mão de obra extremamente qualificada;
● Altamente durável.
Desvantagens
● A resistência final do produto pode ser afetada;
● Gera muitos resíduos e lixos de construção;
● Peso próprio de 2.500 kg/m3;
● Tempo de execução maior do que outros sistemas de construção;
● Demolição de difícil execução;
● Baixo isolamento térmico e acústico.
Como já dissemos anteriormente, uma das principais vantagens do concreto armado é sua versatilidade, podendo ser aplicado em edificações, obras de saneamento, estação de, tratamento de água, sistemas de esgotos, barragens, usinas hidrelétricas, prédios
pontes, viadutos e muitos outros.
O material pode render imóveis incríveis, que podem surpreender seus clientes. Existem alguns deles que podem servir de referência para seu projeto.
Confira:
Casa Bertolini
Com um visual impecável e minimalista, a bela casa foi projetada pelos arquitetos do Studio Parelelo e MAAM. Ela é um imóvel de concreto aparente e fica localizada no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Casa Cubo
Localizada em São Paulo e criada em 2012, ela é uma das principais obras do local e é sustentada por pilares, tendo toda sua fachada de concreto aparente.
Edifício Copan
Considerado um marco arquitetônico da capital paulista, o edifício possui é considerada a maior estrutura de concreto armado erguida no Brasil e foi feita por Oscar Niemeyer em 1961.
Apenas com estes três exemplos, creio que você tenha conseguido entender a variedade de obras que este material pode ser aplicado.
Não precisaríamos nem de exemplos para comprovar isso. Basta olhar ao seu redor e ver quantas obras foram construídas com concreto. Isso causou praticamente uma dependência do concreto nos dias de hoje e isso pode ser explicado por sua massa moldável, que atinge resultados extremamente efetivos e resistentes à água e outros resíduos.
Veja as principais formas de aplicação do concreto:
● Estrutura moldável in-loco;
● Fundação;
● Estrutura pré-fabricada
● Acabamento;
● Mobiliário.
Conclusão:
O concreto é indispensável para as obras e será utilizado por anos a fio. “As paredes de concreto permitem criar um ambiente interno confortavelmente silencioso em espaços amplos. É isso que me faz preferir trabalhar com o material”, diz o arquiteto japonês Kazunori Fujimoto, em entrevista ao portal Massa Cinzenta.
Em suas obras, este arquiteto radicalizou e permitiu somente o concreto como material para suas obras. Ele faz parte da escola japonesa conhecida como “amigos do concreto”, criada na Universidade de Tóquio.
Gostou deste artigo? Compartilhe com pessoas que desejam entender a importância do concreto na arquitetura e que estejam em dúvida sobre como aplicar este material tão valioso em suas obras.
Comments