Tenho certeza que uma dúvida recorrente na vida de quem está construindo ou reformando algum local é: devo usar MDP ou MDF? Pois é, o que posso adiantar para você é que não existe resposta certa e nem errada para essa pergunta, isso porque dependerá muito da finalidade de sua obra e de qual o material irá suprir suas necessidades.
Bom, os móveis, quase em sua maioria, tem construção de MDP ou MDF. Neste artigo, você vai saber qual é o mais durável, o mais barato e as principais características de cada um.
Pegue o bloco de anotações e não deixe escapar nenhuma informação. Dessa forma, você evita cometer qualquer tipo de equívoco ao fazer um investimento e também de comprar um produto que não se encaixa com suas necessidades.
Antes de falar sobre as particularidades de cada um, é necessário esclarecer que ambos materiais são de excelente qualidade. Eles têm suas vantagens e desvantagens como qualquer outro tipo de produto.
A fabricação do material ocorre a partir do processo de extração de árvores como pinus e eucalipto. O modus operandi da fabricação é praticamente o mesmo, em que máquinas pressionam os materiais, moldando assim os painéis.
Agora que você já conhece as semelhanças, vamos verificar as particularidades de cada um?
MDF
MDF é a abreviação de Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média. O processo de fabricação é feito com fibras de madeira e resina sintética, resultando em um material uniforme como produto final.
Todas as características citadas, permitem ao MDF uma versatilidade muito grande no corte, com mais liberdade para definir designs incríveis. Isso se torna um dos destaques do material.
MDP
O MDP, por sua vez, é a sigla de Medium Density Particleboard ou Painel de Partícula de Média Densidade. Ao contrário do MDF, a chapa é feita com partículas de madeira prensadas.
O material tem sua composição feita por três camadas: uma mais grossa no meio e duas finas nas superfícies, o que torna o material mais robusto e bem estruturado, suportando
pesos severamente maiores do que o MDF.
Ainda restam dúvidas? Vamos resumir para facilitar ainda mais para você as funcionalidades de cada um deles.
O MDF é:
● Mais resistente à atrito
● Melhor utilizável em móveis com designs considerados diferentes
● Mais pesado e suporta menos peso
● Mais caro que o MDP
● Mais provável que se expanda em contato com a humidade
O MDP é:
● Menos resistente à atrito
● Recomendado para ser utilizado em móveis retilíneos, isto é, sem curvas ou acabamentos diferentes.
● Mais leve e suporta uma maior carga de peso, graças a sua construção de três camadas citada anteriormente
● Mais econômico e barato do que o MDF
● Mais resistente à umidade
Por fim, você precisa saber a preferência das pessoas em muitos casos é o MDF, mas isso não deve ser nem de longe considerado uma verdade absoluta. Você viu que existem muitas diferenças e modos de aplicação entre cada um, por isso é recomendado um estudo mais apurado sobre suas necessidades.
Outra informação necessária, é que hoje já existem muitos móveis que misturam os dois materiais, o que promove um design e qualidade superiores, principalmente em lugares da casa em que a beleza e a funcionalidade precisam andar juntas.
Espero que a gente tenha conseguido te ajudar nesta árdua missão de escolher o material mais adequado.
Compartilhe o conteúdo para que mais pessoas tirem suas dúvidas referentes ao assunto e lembre-se que qualquer dúvida que você tiver, fique a vontade para entrar em contato com os nossos editores. Eles terão o maior prazer em solucionar suas questões.
댓글